À Presidência da Câmara Municipal de Capim Branco
A/C Senhor Presidente Altair Vicente Pereira
A/C Senhor Presidente Altair Vicente Pereira
Solicita-se:
1) Parceria da Câmara Municipal para a
execução do Projeto de Lei que institui o “Parlamento Jovem”, aprovado por esta
casa no ano de 2014. Este projeto possui
início previsto para a segunda quinzena do mês de abril e o desdobramento de
suas etapas durante o segundo semestre de 2015, conforme estabelecido em
cronograma específico para este fim.
Justificativa:
O Parlamento Jovem é um
projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio, que
cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os
instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal. Tem por objetivos:
- Estimular a formação
política e cidadã de estudantes dos ensinos médio por meio de atividades que os
levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do
Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
- Propiciar espaço para
vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas,
respeitando-se as diferentes opiniões.
- Levar os jovens a se
interessarem pela agenda sociopolítica do município e pelo exercício da
participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a
comunidade.
- Incentivar o
envolvimento da Câmara Municipal de Capim Branco em atividades de educação para
a cidadania.
Diante do exposto, propõe-se
a implementação e execução do referido projeto em parceria com os membros do
poder legislativo de Capim Branco. Mensalmente serão realizados encontros na
Câmara Municipal para debate de temas escolhidos previamente pelos alunos, que
contarão com a presença de palestrantes possuidores de afinidade com o assunto
em questão.
2) Contratar
serviços especializados para digitalização e informatização do arquivo de
documentos da Câmara Municipal de Capim Branco.
Justificativa:
O presente requerimento é de grande
relevância para esta Casa, pois tem a finalidade de eliminar os arquivos
volumosos em papel, que são deterioráveis e inseguros. O atual sistema de
consulta é manual, o que dificulta o acesso e compromete em alguns casos a
integridade de documentos mais antigos em razão do manuseio.
A digitalização consiste na
transformação de um documento físico (papel) para o formato digital, por meio
de processos organizacionais que permitem fácil localização. Deve-se ressaltar
que o processo vai além do simples scanneamento dos documentos, envolvendo uma
série de procedimentos que incluem: preparação; digitalização; tratamento de
imagem; processamento; indexação (criação de índices para classificar os
documentos permitindo fácil recuperação); exportação (publicação da informação)
e preparação dos documentos para devolução ao usuário.
Por fim, acredita-se que esta
iniciativa evitará ainda as perdas de documentos importantes e facilitará a
busca no banco de dados desta Casa por qualquer cidadão de forma simples,
célere, objetiva e com fidelidade aos originais.

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