quarta-feira, 22 de abril de 2015

Requerimentos apresentados na Sessão Legislativa do dia 08/04/2015

À Presidência da Câmara Municipal de Capim Branco
A/C Senhor Presidente Altair Vicente Pereira


 Solicita-se:

1) Parceria da Câmara Municipal para a execução do Projeto de Lei que institui o “Parlamento Jovem”, aprovado por esta casa no ano de 2014. Este projeto  possui início previsto para a segunda quinzena do mês de abril e o desdobramento de suas etapas durante o segundo semestre de 2015, conforme estabelecido em cronograma específico para este fim.

Justificativa:

O Parlamento Jovem é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal. Tem por objetivos:

- Estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.

- Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.

- Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica do município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

- Incentivar o envolvimento da Câmara Municipal de Capim Branco em atividades de educação para a cidadania.

Diante do exposto, propõe-se a implementação e execução do referido projeto em parceria com os membros do poder legislativo de Capim Branco. Mensalmente serão realizados encontros na Câmara Municipal para debate de temas escolhidos previamente pelos alunos, que contarão com a presença de palestrantes possuidores de afinidade com o assunto em questão.




2)  Contratar serviços especializados para digitalização e informatização do arquivo de documentos da Câmara Municipal de Capim Branco.

Justificativa:

O presente requerimento é de grande relevância para esta Casa, pois tem a finalidade de eliminar os arquivos volumosos em papel, que são deterioráveis e inseguros. O atual sistema de consulta é manual, o que dificulta o acesso e compromete em alguns casos a integridade de documentos mais antigos em razão do manuseio.

A digitalização consiste na transformação de um documento físico (papel) para o formato digital, por meio de processos organizacionais que permitem fácil localização. Deve-se ressaltar que o processo vai além do simples scanneamento dos documentos, envolvendo uma série de procedimentos que incluem: preparação; digitalização; tratamento de imagem; processamento; indexação (criação de índices para classificar os documentos permitindo fácil recuperação); exportação (publicação da informação) e preparação dos documentos para devolução ao usuário.


Por fim, acredita-se que esta iniciativa evitará ainda as perdas de documentos importantes e facilitará a busca no banco de dados desta Casa por qualquer cidadão de forma simples, célere, objetiva e com fidelidade aos originais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário